Por Que Existem Gatos Mudos, Que Não Miam? Você sabia que como qualquer outro animal, os gatos possuem sua própria maneira de se comunicar.
Eles fazem isso cortando, arranhando, cheirando, linguagem corporal (levantando e movimentando suas caudas, inclinando as costas, esfregando-se contra nossos pés, etc.).
Pode-se dizer que eles possuem diversas formas de comunicação, e claro a mais notada por nos seres humanos é o miado. No entanto, existem diversos gatos que não miam.
E claro este comportamento normalmente causado por uma patologia preocupa os proprietários responsáveis porque interpretam a condição como uma anomalia óbvia e possivelmente grave.
Aqui mesmo no nosso blog temos um artigo sobre Como Entender A Linguagem Corporal Dos Gatos.
Desmond Morris, um famoso zoólogo, diz que miar é uma forma dos gatos comunicar com os humanos, isso é algo que eles desenvolveram com o tempo, e não se aplica nos relacionamentos deles com outros animais.
Por isso, quando esse comportamento de não miar ocorre na idade adulta, pode indicar ser um problema que devemos dar uma atenção, pois pode ser causadas pelas seguintes patologias graves.
Por Que Existem Gatos Mudos, Que Não Miam?

Mostraremos abaixo as 10 principais casas que podem deixar seu gato mudo, notando qualquer uma destas causas abaixo no seu bichinho de estimação ou uma delas, procure imediatamente um veterinário.
1 – Causas Físicas – Rouquidão

A rouquidão nos gatos é normalmente causada por doenças ligadas ao sistema respiratório deles. E na maioria das vezes eles conseguem esta rouquidão por facilmente estarem expostos ao frio extremo, principalmente a noite, por serem animais com hábitos mais noturnos, ou o contato com a água.
2 – Laringite Felina

O que é Laringite Felina? É um tipo de Câncer, normalmente causado por uma irritação ou infecção do trato respiratório, causado por miados em excesso ou também pode ser por exposição frequente a temperaturas muito baixas.
Este tipo de patologia costuma se manifestar como sinais de tosse, saliva em excesso e até em muitos casos, náusea.
3 – Doenças Respiratórias Nos Gatos

Normalmente as bactérias encontradas no sistema respiratório podem ter sido adquiridas devido à exposição ao frio extremo e a inalação de gases prejudiciais ou a exposição a algum tipo bactérias encontrada em algum tipo de alimento, ou até mesmo ambiente.
Normalmente ocorre quando a temperatura externa é muito baixa. Estas infecções respiratórias contagiam principalmente os gatos com a Rinotraqueíte Felina e Calicivírus Felino. Os sinais são: náusea, tosse constante, perda de apetite, apatia e febre.
4 – Bronquite Felina

O que é Bronquite Felina? Trata-se de um tipo de inflamação localizada dentro do trato respiratório e afeta exatamente o tubo brônquico, dificultando a oxigenação do corpo, podendo até levar a uma inflamação mais grave da traqueia.
Demostra sintomas como a fadiga, olhos lacrimejantes, febre, dificuldade para respirar, pele pálida e micção intensa. Normalmente é causado por excesso de miados e por exposição ao frio.
Estas doenças graves, que são o motivo dos gatos não miarem, também podem causar sequelas irreparáveis e até mesmo em alguns casos causar a morte.
A melhor forma de prevenir e proteger seu amiguinho é fazer check-ups veterinários regularmente, e proteger para ele não pegar resfriado, como o uso de injeções, ambiente quentes e não deixar ele fora de casa durante o inverno.
5 – Causas Psicológicas Felina

Além das doenças respiratórias, ainda existem os problemas psicológicos que muitas vezes afeta o comportamento do animal e as pode explicar por que existem Gatos Mudos que não miam.
6 – Estresse Nos Gatos

O estresse nos animais pode variar de um animal para outro, nos gatos pode se causado, entre outros motivos, a presença de um novo membro na família (no seu território), confinamento, falta de atividade, dor insistente e solidão.
Mas também por outros vários motivos a sua saúde física e mental dos gatos pode ser prejudicada, e se tornar um dos sinais de sua insegurança é não miar.
7 – Gato Com Medo

O medo pode causar ansiedade nos gatos, por isso, deve ser tratado de maneira diferente, pois ele é descrito como perigoso para sua integridade e bem-estar do animal.
O medo nos gatos pode ser causado pela presença de um cachorro raivoso, maltratado por uma pessoa, odor ofensivo, ameaça de outros gatos, etc. Sendo assim ele se retrai reduzindo sua exposição, incluindo miados.
8 – Infecção Respiratória Superior Nos Gatos

Infecção respiratória superior na maioria das vezes pode causar laringite e rouquidão. Além de chorar, caso seu gato apresente corrimento, leve ele imediatamente a um médico veterinário, para medicamentos como antibióticos possam ser receitados para seu amigo.
9 – Hipertireoidismo

Hipertireoidismo Em Gatos; O hipertireoidismo ou glândulas tireoides hiperativas, trata-se de uma doença que normalmente ocorre nos gatos mais velhos, podendo causar a rouquidão e também a perda de peso.
Se você acha que seria este o motivo do seu gato não miar, leve ele ao veterinário para poder fazer um exame de sangue.
10 – Paralisia Laríngea

O que é paralisia laríngea felina? Aqui neste ponto que os danos nos nervos da laringe ou também da caixa de voz são provocadas para não funcionar corretamente quando seu gato tentar respirar ou miar. Isso é uma doença grave e precisa de tratamento urgente.
Às vezes os sinais incluem: perda de peso, tosse, alta de ar e perda de apetite. Estes são alguns motivos do Porquê Existem Gatos Mudos, Que Não Miam?
De hoje em diante, preste mais atenção no seu bichano, e qualquer alteração notada, procure imediatamente o veterinário. Ok!